Arpoador é o nome dado à pedra que se localiza entre o forte de Copacabana e a praia de Ipanema. No passado era comum a caça de baleias com arpões pelos índios e portugueses nas proximidades da costa. Daí o local ficou conhecido como a Pedra do Arpoador que acabou emprestando o nome à praia.
A praia, com aproximadamente 500 metros, é muito badalada entre os surfistas pois, além de contar com boas ondas para a prática do esporte, conta com iluminação especial durante à noite.
Da pedra que invade o mar separando a Praia de Copacabana se tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. De um lado, as praias de Ipanema e do Leblon com o Morro Dois Irmãos ao fundo; do outro, as praias do Diabo e Copacabana.
O local oferece ainda aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além do parque Garota de Ipanema, onde artistas brasileiros e internacionais fazem apresentações populares.
O material que compõe a pedra da Arpoador chama-se Gnaisse facoidal e é muito comum em toda a cidade, não só na natureza, como também em várias fachadas e monumentos.
Pedra do Arpoador - Bater palmas para o pôr do sol da pedra do Arpoador é uma tradição no Rio e ocorre principalmente nos dias ensolarados de verão. O sol se põe no mar, gerando um efeito ótico deslumbrante.
A praia do Arpoador é conhecida por ser um dos melhores picos de surf na região metropolitana do Rio de Janeiro, mas por ser de fácil acesso, multidões de surfistas competem pelo espaço. Além disso as ondas começam a quebrar perto da rocha e a forte correnteza cria uma rápida reentrada, fazendo com que a área útil para o surf seja muito pequena e dominada pelos locais.