A praia de Ipanema é uma das queridinhas da classe média alta carioca. O lugar é frequentado dia e noite por pessoas vão para caminhar, praticar esportes, bater papo e tomar água de coco nos quiosques, pedalar pela ciclovia e, claro, apreciar a sensualidade e beleza de quem frequenta o local. Outra razão para tanto sucesso se deve ao fato de Ipanema ser menos tumultuado que Copacabana embora a inauguração da estação de metrô no bairro tenha trazido um público novo à praia, principalmente nos fins de semana. Mas mesmo com essa mudança, caminhar pela praia, de dia ou de noite, continua sendo bem seguro.
A praia tem uma larga faixa de que costuma lotar em finais de semana ensolarados. Da areia se tem vista para a pedra do Arpoador, a praia do Leblon, o morro Dois Irmãos, o Corcovado e as ilhas Cagarras, que ficam bem de frente para a praia. O frequentador não precisa caminhar até os quiosques do calçadão pois é na areia que estão as barracas que vendem bebidas e alugam guarda-sol e cadeira.
Posto 9
O trecho da praia de Ipanema em frente ao Posto 9 sempre foi reduto da esquerda festiva carioca. O point foi palco de diversas histórias. Foi nas areias do Posto 9 onde Leila Diniz apareceu grávida de biquíni, considerado um absurdo para a época. Foi alí também, nos anos 1970, que o hoje Deputado Federal Fernando Gabeira exibiu a famosa tanga de crochê. Nos anos 80 a garotada passou a levar apito para a praia para sinalizar aos usuários de maconha a chegada da polícia. E dizem que foi ali, no final dos anos 1950, que o fotógrafo Carlos Leonam puxou o primeiro aplauso à beleza do pôr-do-sol. Gesto este que se tornou um ritual sagrado nas areias de Ipanema, verão após verão, até os dias de hoje. Nos dias de hoje o local é ponto de encontro de intelectuais, artistas e jovens endinheirados.
Posto 10
Fica na rua Anibal de Mendonça e é frequentado principalmente por jovens da Zona Sul. É em frente ao Posto 10 que fica o Rio de Janeiro Country Club, o clube mais elitizado do Brasil com a apenas 850 sócios. São 12 mil metros quadrados de área verde, duas piscinas, seis quadras de tênis, quatro saunas, dois salões e um cinema particular.
Coqueirão
Os points da moda costumam mudar após algumas estações e desde 2007 o “Coqueirão” é o espaço da praia mais procurado pela bonita juventude carioca. A faixa de areia em frente ao maior coqueiro da área tirou a coroa do vizinho Posto 9 e virou reduto de tatuados. A maior concentração de gente bonita por metro quadrado da cidade fica entre as ruas Joana Angélica e Maria Quitéria.
Farme de Amoedo
A faixa de areia em frente à rua Farme de Amoedo é o point gay da orla carioca.
Cap Ferrat
Cap Ferrat é o nome do luxuoso edifício que fica na Avenida Vieira Solto, número 564, perto do posto 10. Cada apartamento tem proximamente 660 metros quadrados e podem custar muitos milhões de reais. A faixa de areia em frente ao edifício é frequentada por Patricinhas e Mauricinhos.
Vinícius de Moraes
A faixa de areia que fica em frente à rua Vinícius de Moraes é um local sossegado, frequentado por gente mais velha e famílias. Os barraqueiros já estão acostumados a servir os mesmos clientes e, devido a isso, o atendimento costuma ser de ótima qualidade. Também é pôr ali que a turma do Futevôlei costuma praticar.
Réveillon
A festa de final de ano nas Areias da praia de Ipanema costuma ser mais tranquila que na do Praia de Copacabana, atraindo um público mais da Zona Sul.
Sucolé do Claudinho - Famoso sorvete artesanal vendido pelo ambulante Claudinho, que circula pelas praias de Ipanema e Leblon.
Biscoito Globo - Biscoito de polvilho que se tornou um ícone praiano na cidade.
Mate de Galão - Mate gelado, vendido em tonéis. É outro clássico das praias cariocas