Ipanema está localizado na Zona Sul da cidade fazendo divisa com os bairros do Leblon, Lagoa e Copacabana. É um bairro sofisticado e lugar preferido de muitos turistas que preferem se hospedar na região pela segurança, proximidade com o mar, intensa vida noturna e localização privilegiada.
A principal atração do bairro, a praia de Ipanema, é uma das queridinhas da classe média alta carioca. O lugar é frequentado dia e noite por pessoas vão para caminhar, praticar esportes, bater papo e tomar água de coco nos quiosques, pedalar pela ciclovia e, claro, apreciar a sensualidade e beleza de quem frequenta o local.
História
O desenvolvimento da Villa de Ipanema se intensifica a partir do início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro ruma da região Central para o Sul a partir dos bairros do Flamengo, Botafogo e posteriormente Copacabana, Ipanema e Leblon. Os terrenos de praia passam a cair no gosto da população e as linhas de bonde inauguradas em 1902 facilitam a urbanização da Villa de Ipanema, ainda um areal despovoado.
O chafariz das Sacaduras do velho convento da Ajuda, demolido para dar lugar ao Teatro Municipal, foi transferido para a Praça Ferreira Viana, hoje General Osório. Em 1918, foram erguidos na então Rua 20 de Novembro, hoje Visconde de Pirajá, o Colégio dos Franciscanos e a Igreja Nossa Senhora da Paz. A primeira missa na Igreja foi celebrada, contudo, somente em 12 de maio de 1921. O projeto paisagístico das calçadas de Ipanema é do arquiteto e paisagista Renato Primavera Marinho, em comemoração do quarto centenário da cidade.
Cultura
O bairro é conhecido também pelos seus teatros e cinemas como a Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Ipanema e Estação Ipanema. Durante o carnaval, vários blocos tradicionais como a Banda de Ipanema, o Simpatia é Quase Amor e o Rola Preguiçosa circulam pelo bairro. A sede carioca da Rede Record de televisão fica na Praça Nossa Senhora da Paz
Demografia e sociedade
A população do bairro caiu de 46 808 habitantes, em 2000, para 42 743 em 2010.
Escolas tradicionais como o Colégio Notre Dame e Colégio São Paulo e a Universidade Cândido Mendes estão presentes no bairro.
Escolaridade: 12,54 anos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo do ano 2000)
A expectativa de vida média do bairro (homens e mulheres) é de 77,6 anos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo do ano 2000).